Já começaram os atendimentos no 21º local* do mutirão da Agência para Integração, Migrações e Asilo (AIMA). Os imigrantes estão sendo convocados para comparecer na Associação Caboverdiana de Sines e Santiago do Cacém, localizada em Sines.
Assim como nos demais locais, os estrangeiros com manifestação de interesse já ingressada estão sendo convocados por e-mail. A confirmação do agendamento só ocorre após o pagamento da taxa.
A associação, inclusive, abriu um processo seletivo para contratação de mediadores e assistentes técnicos que vão atuar no atendimento. O horário de trabalho é das 15h às 22h. Uma das características dos postos do mutirão é ter horários expandidos, além do horário comercial. Os currículos com a candidatura devem ser enviados para o e-mail gipimigrante.sines@gmail.com
A abertura em Sines marca uma maior presença da estrutura de missão do Governo na região do Alentejo. Fonte ouvida pelo DN Brasil destaca que estas zonas ao sul do país estavam com poucos locais para atender os imigrantes. Na região do Alentejo, por exemplo, é alto o número de residentes estrangeiros, como os trabalhadores da agricultura.
Também como os demais locais, este tipo de atendimento é temporário. O trabalho do mutirão vai acabar no início do próximo verão, com meta de zerar a fila de processos na AIMA. Segundo António Leitão Amaro, ministro da Presidência, a capacidade de atendimento hoje é de 6 mil pessoas por dia.
Novos centros de atendimento no Norte
Do outro lado do país, no Norte, foram inaugurados hoje duas novas unidades do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), em Caminha e Valença. Diferentes da estrutura de missão da AIMA, estes centros são permanentes. Os dois novos CLAIMs são uma parceria da AIMA com as câmaras municipais.
Segundo o Governo, os imigrantes vão encontrar ” o acesso local a informação e apoio necessário nas vertentes documental, aprendizagem da língua portuguesa, emprego, saúde e educação, áreas fundamentais para prossecução da sua vida”.
amanda.lima@dn.pt
- Lista completa de locais de atendimento da estrutura de missão
Lisboa
Ourém
Almeida
Mangualde
Sever do Vouga
Cabeceiras de Basto
Carregal do Sal
Idanha-a-Nova
Vila Nova de Cerveira
Cantanhede
Barcelos
Oliveira do Hospital
Mafra
Matosinhos
Braga
Celorico da Beira
Vilar Formoso
Loulé
Barreiro
Porto
Sines.
Da Redação Na Rua News com informações de DN Brasil/ Portugal