SNCTV News
  • Notícias
    • Agro
    • Turismo e Hotelaria
    • Portugal
    • Educação
    • Economia
    • Minas Gerais
    • Polícia
    • Politica
  • Geral
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
Sem resultado
Ver todos os resultados
SNCTV News
  • Notícias
    • Agro
    • Turismo e Hotelaria
    • Portugal
    • Educação
    • Economia
    • Minas Gerais
    • Polícia
    • Politica
  • Geral
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia
Sem resultado
Ver todos os resultados
SNCTV News
Sem resultado
Ver todos os resultados

47% veem falta de tamanho como barreira na hora de comprar roupas

Brasileiros que vestem do GG ao XGG não se sentem representados no universo da moda

Correspondente Lian Lucas Por Correspondente Lian Lucas
18/03/24 20h36
em Moda /Fashion
0 0
47% veem falta de tamanho como barreira na hora de comprar roupas

Foto: Divulgação

A moda transcende o ato de se vestir, ela é uma ferramenta poderosa que permite às pessoas expressarem sua identidade e criatividade. Também ajuda os indivíduos a comunicarem quem são e como se sentem através das roupas que escolhem usar. No entanto, navegar pelo mundo da moda pode ser complicado quando o assunto é  a diversidade de corpos.

De acordo com o estudo inédito “A moda é para todos!”, conduzido pela MindMiners, para 47% dos entrevistados, a falta de padronização de tamanhos entre as marcas se destaca como uma barreira significativa na hora de adquirir novas roupas.

Um ponto de alerta na pesquisa é que pessoas que vestem do GG ao XGG são as que menos se sentem representadas. A dificuldade em encontrar itens de moda que atendam ao gosto e estilo pessoal foi destacada por 41% dos participantes, enquanto 25% relataram a necessidade de ajustar as peças compradas, e 16% disseram recorrer a roupas feitas sob medida.

Publicidade

Outro dado interessante é que 65% dos respondentes acreditam que todos devem se vestir conforme o que gostam e se sentem confortáveis, independentemente de idade, apontando um desejo por maior expressão das identidades e preferências.

Publicidade Publicidade Publicidade
Publicidade

“A representatividade na moda é um desafio, com a indústria historicamente privilegiando padrões de beleza inatingíveis. Pessoas com corpos considerados ‘fora dos padrões’ enfrentam falta de identificação. Houve progresso recente com marcas e campanhas incluindo uma gama mais diversificada de modelos, mas ainda há muito trabalho a ser feito para garantir uma inclusão genuína”, analisa a CMO da MindMiners, Danielle Almeida.

Mercado plus size no Brasil

Em contrapartida, o mercado da moda plus size no Brasil está em rápido crescimento, desafiando padrões e preconceitos. Nos últimos anos, houve um aumento notável na conscientização sobre a importância da inclusão e da diversidade na moda.

Dados de 2023 mostram que, nos últimos 10 anos, o segmento cresceu mais de 75% no país, segundo o relatório setorial da Associação Brasil Plus Size (ABPS). Pode-se dizer que este crescimento foi impulsionado por pequenos empresários, influenciadores e modelos que promovem o movimento “Body Positive”.

As redes sociais desempenham um papel fundamental ao permitir que indivíduos e marcas compartilhem mensagens de aceitação do próprio corpo. A presença crescente de modelos plus size em campanhas publicitárias e desfiles também contribui para a normalização da diversidade de corpos.

No entanto, apesar do progresso, ainda há desafios a se enfrentar. A representação na mídia e na publicidade continua sendo um problema, e questões como acessibilidade de preços e diversidade de estilos precisam ser abordadas para garantir uma moda verdadeiramente inclusiva para todos.

Ademais, o estudo revela que 51% dos entrevistados afirmam possuir um estilo próprio, enquanto apenas 23% seguem as tendências atuais. Esses resultados destacam a busca por individualidade e autenticidade no mundo da moda. No entanto, embora 33% dos respondentes expressem o desejo de consumir determinadas marcas aspiracionais, como Zara, Farm e Adidas, muitos ainda são impedidos, principalmente devido a barreiras financeiras.

BBB da moda: Bom, bonito e barato faz a diferença

Quando se trata das marcas mais lembradas em comparação com as mais compradas, o preço continua sendo o principal motivador, com 62% dos entrevistados buscando lojas com preços acessíveis, como Renner, Riachuelo, Shein e C&A. A Shein é a marca mais mencionada como símbolo de moda acessível, à frente de gigantes do fast-fashion do Brasil como Renner e, em terceiro lugar, C&A.

Além disso, o estudo revela que 66% dos entrevistados classificam o preço como o fator mais crucial na hora de decidir suas compras de moda. Esta constatação não é surpreendente, considerando que 35% dos respondentes admitiram comprar onde podem economizar, mesmo que o produto não atenda exatamente às suas preferências.

Metade dos entrevistados adquire roupas e calçados esporadicamente, muitas vezes influenciados por questões financeiras. “Questões financeiras, muitas vezes, se tornam um obstáculo para aqueles que desejam consumir itens de moda atual e acompanhar as novas tendências. É essencial encontrar maneiras de tornar a moda acessível a todos, garantindo que o preço não seja uma barreira para a expressão pessoal e a autoconfiança”, comenta Danielle Almeida.

No contexto financeiro, os brasileiros tendem a buscar marcas populares, com 62% dos entrevistados citando o bom preço como a principal motivação, seguido pela estética das roupas (40%) e o conforto das peças (37%).

Da Redação Na Rua News

CompartilhadoEnviarTweet
Notícia Anterior

Por que a moda dos anos 90 ressurgiu depois de anos?

Próxima Notícia

Incra marca reunião com representantes do MST de Minas após invasão em Lagoa Santa

Correspondente Lian Lucas

Correspondente Lian Lucas

Lian Lucas é jornalista com mais de 15 anos de experiência na comunicação brasileira e internacional. Atualmente, atua como correspondente em Portugal, onde é registrado na Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ) sob o número JE-254.Natural de Governador Valadares (MG), Lian iniciou sua trajetória na imprensa local e passou por emissoras de rádio e TV afiliadas à TV Brasil em São Paulo. Também integrou o maior grupo de comunicação do Mato Grosso, onde apresentou programas jornalísticos na Rádio Centro América FM e na TV Centro América, afiliada à TV Globo.Com passagens marcantes por veículos como G1, Primeira Página e TV Gazeta (ES), também atuou na Inter TV, afiliada da Globo em sua cidade natal. Desde 2023, vive em Portugal, onde trabalha na imprensa escrita e atua como correspondente internacional da SNC -TV NEWS-, levando notícias da Europa para o público brasileiro.

Leia Também

Estudante tailandesa de 23 anos vence Miss Mundo 2025
Moda /Fashion

Estudante tailandesa de 23 anos vence Miss Mundo 2025

31/05/2025
Maior seletiva de modelos do Brasil chega a Uberlândia; Saiba como participar
Moda /Fashion

Maior seletiva de modelos do Brasil chega a Uberlândia; Saiba como participar

16/01/2025
Elegante, talentosa e extremamente educada: Rafaella Justus rebate ofensa sobre aparência com resposta impactante
Artigo

Elegante, talentosa e extremamente educada: Rafaella Justus rebate ofensa sobre aparência com resposta impactante

12/01/2025 - Atualizado em 10/04/2025
Próxima Notícia
Incra marca reunião com representantes do MST de Minas após invasão em Lagoa Santa

Incra marca reunião com representantes do MST de Minas após invasão em Lagoa Santa

Por favor login para participar da discussão

Leia Também

Ataque em escola na Aústria deixa 10 mortos e vários feridos

Ataque em escola na Aústria deixa 10 mortos e vários feridos

10/06/2025
Justiça do Rio de Janeiro condena médico a 30 anos de prisão por estupro

Justiça do Rio de Janeiro condena médico a 30 anos de prisão por estupro

10/06/2025
Falta de dinheiro é a principal causa de brigas entre casais brasileiros, revela pesquisa

Falta de dinheiro é a principal causa de brigas entre casais brasileiros, revela pesquisa

09/06/2025
Mulher grava vídeo fazendo orgia com 20 homens na noite do seu casamento

Mulher grava vídeo fazendo orgia com 20 homens na noite do seu casamento

09/06/2025
Governo dos EUA envia 500 fuzileiros navais para conter manifestações em Los Angeles

Governo dos EUA envia 500 fuzileiros navais para conter manifestações em Los Angeles

09/06/2025
Pix bate recorde com quase 280 milhões de transações em um dia

Pix bate recorde com quase 280 milhões de transações em um dia

09/06/2025
Publicidade

essa-snctv

Navegação

  • Sobre Nós
  • Termos de Uso
  • Política de Cookies
  • Trabalhe conosco
  • Anuncie conosco
  • Contato

Siga-nos

Copyright 2025 - Sistema Nacional de Comunicação LTDA

Desenvolvido por Alexandre Oliveira

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Notícias
    • Agro
    • Turismo e Hotelaria
    • Portugal
    • Educação
    • Economia
    • Minas Gerais
    • Polícia
    • Politica
  • Geral
  • Brasil
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Tecnologia

Copyright 2025 - Sistema Nacional de Comunicação LTDA
Desenvolvido por Alexandre Oliveira

Bem vindo de volta!

Acesse sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se inscrever

*Ao se registrar em nosso site, você concorda com os Termos e Condições ePolítica de Privacidade .
Todos os campos são necessários. Log In

Recupere sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In