Verificar por onde anda o ônibus que você tanto espera no ponto ou parada ficou mais fácil para os residentes da Região Metropolitana de Lisboa, em Portugal. Uma nova ferramenta que possibilita acompanhar, em tempo real, a localização dos ônibus foi lançada pela TML – Carris Metropolitana nesta sexta-feira (22). Com esse recurso, disponível através da página de pesquisas de passagem, quem está aguardando na parada saberá o tempo de espera previsto para a chegada do próximo veículo.
O projeto piloto ainda está em fase de testes (beta). Nessa etapa, os passageiros são convidados a verificar as circulações das linhas e contribuir ativamente para a precisão e eficácia do sistema.
O conceito de “tempo real” se refere à atualização instantânea sobre a posição do ônibus. Ao colocar a versão beta à disposição, a Carris Metropolitana oferece aos passageiros a chance de acompanhar o trajeto do veículo com o objetivo de tornar a experiência de viagem, ou espera, mais prática.
Para utilizar a ferramenta, o usuário deve selecionar a parada de ônibus desejada, seja pelo mapa ou pela barra de pesquisa. As informações sobre as linhas que servem o local selecionado, os serviços próximos e os horários das próximas viagens ficam então disponíveis. As viagens que possuem acompanhamento em tempo real pela ferramenta ficam destacadas em verde.
Os passageiros também podem confirmar se o tempo de espera informado foi o correto, contribuindo assim para o aperfeiçoamento da ferramenta. A companhia recomenda aos usuários a consulta dos avisos na seção de avisos e alertas para verificar possíveis alterações de percurso.
A Carris Metropolitana, marca dos Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), é responsável pelo transporte público rodoviário nos 18 municípios* da área metropolitana de Lisboa: Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Oeiras, Odivelas, Mafra, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira. De acordo com a empresa, atualmente, a operação conta com mais de 1.600 veículos realizando mais de 19.800 viagens diárias.
Veja como a ferramenta funciona
*Os municípios de Lisboa, Cascais e Barreiro possuem operação com suas marcas próprias (Carris, MobiCascais e TCB). A ferramenta só se aplica às linhas operadas pela Carris Metropolitana.
Da Redação Na Rua News