A gente não poderia começar essa matéria sem contar um pouco da história do maior fenômeno do ciclismo português, que inclusive nasceu na cidade que realiza a 4ª edição do Granfondo.

Joaquim Agostinho começou a sua carreira como ciclista aos 25 anos, depois de cumprir serviço militar em Moçambique, com o dinheiro que juntou no serviço militar comprou uma bicicleta e começou a disputar as corridas que levou o atleta ao reconhecimento nacional e internacional.
Mas foi em 1968 que o ciclista português estreou numa competição profissional, participou naquela época da “volta a Portugal” corrida que rendeu a ele o segundo lugar no pódio.
No mesmo ano o ciclista já consagrado em Portugal venceu no Brasil a prova da Volta do Estado de São Paulo, a sua primeira vitória internacional.
O campeão do ciclismo português morreu no dia 10 de maio de 1984 em uma queda quando disputava a quinta etapa da “Volta do Algarve” na época ele tinha 41 anos de idade.
O consagrado nasceu em 07 de abril de 1943 em Silveira freguesia de Torres Vedras.
A gente relembra a história de Joaquim Agostinho para falar da 4 edição da Granfondo corrida de ciclismo que acontece nos dias 20 e 21 de abril de 2024 em Torres Vedras, cidade que fica a aproximadamente 50km de Lisboa.
Qual a Origem de nome da prova?
Granfondo é um termo italiano que significa “grande fundo” ou “grande distância”. É um tipo de evento de ciclismo de longa distância que atrai ciclistas amadores e profissionais de todo o mundo. Esses eventos são caracterizados por rotas desafiadoras, que geralmente ultrapassam os 100 quilômetros de extensão, e proporcionam aos participantes a oportunidade de testar seus limites físicos e mentais.

“O Granfondo é um evento de turismo ativo que traz muitas pessoas a um território. Algumas vêm participar no evento, outras vêm desfrutar e conhecer aquilo que de melhor o território tem para oferecer. Esta zona do Oeste é única nesse aspeto, “O importante destes eventos é que as pessoas venham, que gostem e que tragam a família. É um evento inclusivo porque temos atividades para toda a família”, Disse João Cabreira, CEO da Cabreira Solutions, organizadora do evento.
Neste sábado (20/04), será realizado a partir das 16:30 o Granfondinho, um “mini evento” para todas as crianças. Esta iniciativa pretende fomentar o esporte e o ensino do ciclismo, promovendo juntos dos mais novos o espírito participativo e de equipe, assim como a prática de hábitos de vida saudáveis.
Já no Domingo (21/04), será o início da quarta edição do Granfondo Torres Vedras, a largada está marcada as 09h00, no Parque Ecológico da Várzea.
Constituído por três percursos Grandfondo (146 KM), Mediofondo (91,7 KM) e Minifondo (67,3 KM) a prova promete ser desafiante.

“Pedalar em terras agostinianas, dá-lhe o privilégio de pedalar rodeado de tradição
ciclística, e conhecer algumas das mais belas paisagens de Torres Vedras.
A Serra do Socorro, assume-se como o principal desafio do evento e o elemento de
destaque da prova, levando os mais destemidos a superarem-se epicamente.”

De acordo com informações da Cabreira Solutions 1400 atletas vão participar do evento.
Da Redação Na Rua News