O Sistema Ocemg, em parceria com o Sicoob Credivag, realizou neste dia 14 de março, às 14h, na Fazenda Guará, em Porteirinha (MG), uma palestra sobre o mercado de queijos artesanais no Brasil, proferida pelo consultor e especialista no tema, Falco Bonfadini.
O evento integra as ações da entidade para preparar os produtores de queijo dos municípios localizados na região da Serra Geral, no norte de Minas, para desenvolver essa atividade e estimular a capacidade cooperativista local.
Desde agosto de 2023, a entidade promove encontros mensais com os produtores, realizando visitas às queijarias e orientando toda a cadeia produtiva, buscando fortalecer a integração dos elos por meio da cooperação.
O grande desafio nessa iniciativa, segundo Falco Bonfadini, é justamente unir produtores, comerciantes, profissionais de logística e de instituições, professores e pesquisadores em torno de um mesmo propósito. “Eu acredito muito na união. Se isso é importante para grandes corporações, imagine para pequenos produtores e comerciantes. Então, acho que o cooperativismo é a maneira mais eficiente e eficaz que a gente tem de tornar o mercado de queijos artesanais mais viável”, explica.
Para o especialista, “o trabalho que o Sistema Ocemg tem desenvolvido é fundamental para trazer conhecimento, cooperação e apoio a todos os envolvidos”. Segundo ele, a entidade tem uma vantagem na realização desse trabalho, que é a de conhecer as especificidades de cada região de Minas, com suas distintas realidades. “As cadeias produtivas estão em estágios diferentes, e só é possível diagnosticar e entender isso se estiver junto do produtor”, conclui.
A Serra Geral de Minas é um prolongamento da Serra do Espinhaço, abrange uma área de 20.581,20 Km² e é composto por 16 municípios. Nessa região destaca-se o grande potencial turístico, com várias cachoeiras exuberantes, o Pico da Formosa, ponto mais alto do Norte de Minas com 1.825 m, rios, serras e muito mais.
Da Redação na Rua News