É só procurar um pouquinho pelas ruas do país que logo a gente encontra um casal, mas não é qualquer casal, é aquele que soube deixar de lado algumas diferenças para viver o matrimônio. Na vida sentimental, Portugal e Brasil estão também muito unidos, e tudo vai bem, obrigada. Quem não gosta de um sotaque português, né “pá”? E quem resiste ao charme e jeitinho brasileiro, hein? Pois bem, mais da metade dos casamentos entre portugueses e estrangeiros são com brasileiros. Repare logo a seguir nos dados.
O número de casamentos entre brasileiros e portugueses vem crescendo de forma constante desde 2020, conforme aponta o Instituto Nacional de Estatística (INE). Dados obtidos com exclusividade pela SNC TV NEWS revelam que, somente no ano passado, foram realizadas 3.109 uniões entre cônjuges das duas nacionalidades, representando um aumento de 16,5% em relação a 2023 (2.670).
Nos últimos quatro anos, esse crescimento foi de impressionantes 72%. Atualmente, os casamentos entre brasileiros e portugueses correspondem a mais da metade (51,8%) das uniões de cidadãos portugueses com estrangeiros, um total de 6.006. Considerando o número geral de 36.633 casamentos registrados em Portugal em 2024, 8,5% foram entre brasileiros e portugueses.
Os brasileiros são, de longe, a maior comunidade estrangeira residente em Portugal. De acordo com dados preliminares da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), o número de imigrantes registrados legalmente no país já se aproxima de 1,6 milhão, o que equivale a mais de 10% da população portuguesa. Embora o detalhamento por nacionalidade ainda não tenha sido divulgado, a AIMA prometeu apresentar esses números em breve. O primeiro-ministro, Luís Montenegro, já declarou que a comunidade brasileira ultrapassa os 550 mil residentes.
Desde setembro de 2024, a AIMA tem se dedicado a regularizar os milhares de pedidos de autorização de residência que estavam pendentes. Quando o atual Governo assumiu, cerca de 900 mil processos estavam represados, dos quais 440 mil estavam relacionados à extinta manifestação de interesse, muitos deles de brasileiros. O ministro da Presidência do Conselho de Ministros, António Leitão Amaro, afirmou que o Governo tem se esforçado para agilizar esse processo e garantir que todos os imigrantes possam ter sua situação regularizada o quanto antes.
#snctvnews