O INSS informou na sexta-feira (16) à noite que, nos últimos três dias, 1,3 milhão de aposentados e pensionistas recorreram aos canais oficiais do governo Lula (PT) para pedir ressarcimento por descontos irregulares em seus pagamentos.
Segundo balanço do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a plataforma Meu INSS recebeu 1,2 milhão de pedidos de ressarcimento até 17h desta sexta-feira; outros 104 mil pedidos foram feitos em ligações para o 135.
Numero pode chegar facilmente a dois milhões de pedidos até final de semana 18/05.
Ainda conforme o INSS, todas as 41 entidades e associações que têm convênio sofreram com as contestações. Até o momento, apenas 24,8 mil aposentados e pensionistas disseram que autorizaram os descontos em seus pagamentos.
Desde a última quarta-feira (14), os beneficiários notificados pelo INSS porque sofreram descontos associativos devem informar se autorizaram as operações ou se elas são irregulares. No “Meu INSS”, que pode ser acessado pelo site ou pelo aplicativo, é possível descobrir qual é a entidade responsável pelo desconto, o valor descontado e o período em que esses descontos aconteceram.
Ali, os beneficiários informarão se autorizaram ou não os descontos. Aqueles que não deram autorização, podem pedir a devolução dos valores pelo Meu INSS ou pelo número 135.