A PSP foi alertada por um popular, durante o dia de quinta-feira, para uma família em situação de sem abrigo na estação de comboios de Oeiras. Na chegada da patrulha ao local os polícias depararam-se com uma mulher de nacionalidade espanhola de 46 anos, com um discurso pouco coerente e com evidentes sinais de consumo de estupefacientes.
Junto a ela estavam os dois filhos: uma menina de 4 anos e um menino de 10. Ambos autistas.
As crianças estavam com frio, sujas e com fome. A rápida intervenção dos meios polícias permitiu acionar equipas de emergência médica para o local.
As crianças foram transportadas de urgência para o hospital Santa Maria em Lisboa onde permanecem sob observação médica e ao cuidado da assistência social.
A mãe das crianças, agora suspeita de maus tratos, negou-se inicialmente a ser identificada e a identificar os filhos menores. Adotou um comportamento agressivo e nada colaborante com os agentes. Acabou por ser internada compulsivamente.
A CPCJ foi acionada.
Foi necessária cooperação internacional das autoridades espanholas para saber informação sobre esta família.
A mulher estará divorciada do pai das crianças, que é pescador e está trabalhando num navio na Argentina.
A investigação está a cargo da divisão de investigação criminal da PSP de Lisboa que terá agora juntamente com a polícia espanhola e autoridades competentes de perceber se as crianças ficam em Portugal numa instituição ou se existem familiares próximos com quem possam ficar em Espanha.
Da Redação Na Rua News