A maior associação de imigrantes de Portugal realizou, nesta quarta-feira (23/04), uma manifestação em frente à unidade do Porto da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), com o objetivo de exigir que os problemas das comunidades imigrantes sejam incluídos no debate político.
O protesto, que teve início às 10h30, contou com a presença de cerca de uma centena de pessoas. No entanto, a manifestação foi interrompida por um jovem ativista português, Afonso Gonçalves, que é contra a imigração e defende o fechamento das fronteiras. Usando um megafone, ele proferiu palavras de ordem agressivas, afirmando que os imigrantes “não pertencem aqui”, “não são de cá” e acusando-os de cometer crimes em Portugal.
As palavras inflamaram os ânimos, criando momentos de grande tensão entre os manifestantes e o ativista. A polícia interveio rapidamente e conseguiu controlar a situação, mas o clima permaneceu tenso.
Até o momento, não há informações sobre se o ativista tem alguma ligação partidária.
A Associação Solidariedade Imigrante, organizadora do protesto, destacou que, em Portugal, os imigrantes continuam “a trabalhar e a pagar para a segurança social, mas estão sendo completamente desprezados”. A manifestação no Porto ocorreu duas semanas após o protesto realizado pela mesma associação em frente à AIMA de Lisboa.
#snctvnews #porto