Polícia Federal prende servidores da Abin e apura uso de sistema para espionagem ilegal

A PF faz operação contra o uso de sistema de geolocalização sem a devida autorização judicial por servidores da Abin

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (20), uma operação para investigar o uso de um sistema de geolocalização de dispositivos móveis (GPS) sem a devida autorização judicial por servidores da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Dois deles foram presos e cinco afastados das funções.

Agência Brasileira de Inteligência (Abin)

As condutas ilegais, segundo a PF, teriam ocorrido durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). Na época, a agência era presidida pelo atual deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ). Bolsonaro e Ramagem não são alvo de mandados.

Ainda de acordo com a investigação, jornalistas, advogados, políticos e adversários do governo do ex-presidente estão entre as pessoas que foram monitoradas ilegalmente por um grupo de agentes da Abin.

Os agentes da PF cumprem 25 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva, além de medidas cautelares diversas nos Estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Goiás e no Distrito Federal.

As medidas judiciais foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito do inquérito das fake news, que é presidido pelo ministro Alexandre de Moraes e tem Bolsonaro como um dos investigados.

Software permite fazer consultas de até 10 mil celulares a cada 12 meses

De acordo com as investigações, o sistema de geolocalização utilizado pela Abin “é um software intrusivo na infraestrutura crítica de telefonia brasileira”. O sistema FirstMile foi desenvolvido pela empresa israelense Cognyte e comprado pela Abin por R$ 5,7 milhões, sem licitação, no governo de Michel Temer (MDB).

O software permite realizar consultas de até 10 mil celulares a cada 12 meses. Era possível, ainda, criar alertas em tempo real, para informar quando um dos alvos se movia para outros locais.

Servidores também usaram sistema para coagir colegas e evitar demissões

Além do uso indevido do sistema, apura-se a atuação de dois servidores da Agência que, correndo o risco de serem demitidos por meio de processo administrativo disciplinar, teriam utilizado o conhecimento sobre o uso indevido do sistema para coagir colegas e evitar a expulsão da Abin.

Os 25 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Brasíilia, Alexânia (GO), São Paulo (SP), São José dos Campos (SP), Curitiba (PR), Maringá (PR), Florianópolis (SC) e Palhoça (SC).

Os investigados vão responder pelos seguintes crimes:

  • Invasão de dispositivo informático alheio;
  • Organização criminosa;
  • Interceptação de comunicações telefônicas, de informática ou telemática sem autorização judicial, ou com objetivos não autorizados em lei.

A Abin foi criada com o intuito de produzir relatórios para auxiliar a Presidência da República na tomada de decisões sobre os diferentes assuntos, em especial no que diz à defesa, alertando sobre possíveis ameaças, internas e externas.

Por meio de nota, a assessoria de imprensa da Abin informou que afastou de forma cautelar os servidores investigados, e acrescentou que a ferramenta deixou de ser utilizada em maio de 2021. Ainda segundo a agência, foi concluída em fevereiro deste ano uma verificação sobre a regularidade do uso do sistema de geolocalização. As informações resultaram em uma sindicância investigativa aberta em março.

Publicidade Publicidade Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Publicidade
Redação SNC TV NEWS

Redação SNC TV NEWS

“A SNC TV NEWS nasceu no dia 5 de junho de 2020, em Minas Gerais, no Dia Mundial do Meio Ambiente – um marco de adaptação e transformação. Em meio a uma pandemia global, surgiu com a missão de levar informação com rapidez, credibilidade e inovação. Com transmissões ao vivo e presença digital, evoluímos constantemente, acompanhando o ritmo da vida moderna e trazendo notícias que se atualizam com você.” Com Correspondente em Portugal © Sistema Nacional de Comunicação LTDA ®“SNC TV NEWS”  

Leia Também

Próxima Notícia

Leia Também

Publicidade

Bem vindo de volta!

Acesse sua conta abaixo

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se inscrever

*Ao se registrar em nosso site, você concorda com os Termos e Condições ePolítica de Privacidade .

Recupere sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.