A polêmica sobre o nome da castanha ganhou destaque nas redes sociais após o ator manauara Adanilo, em participação no programa É de Casa, da TV Globo, chamar o fruto de “Castanha-da-Amazônia” enquanto preparava uma tapioca típica. A apresentadora Talitha Morete, surpresa, corrigiu o ator, afirmando que no Sudeste o nome mais comum é “castanha-do-Pará”. A discussão mobilizou internautas e até celebridades, como a ex-BBB Alane, que defendeu fervorosamente o nome popular em seu estado natal, o Pará.
No entanto, o tema vai além das preferências regionais. O historiador Davi Leal, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), esclareceu que, apesar de amplamente conhecida como “Castanha-do-Pará”, o fruto já foi chamado de “Castanha-do-Maranhão” e hoje, oficialmente, é denominado “Castanha-do-Brasil”. Ele argumenta que a nomenclatura mais justa seria “Castanha-da-Amazônia”, pois a produção do fruto ocorre em diversos estados da região amazônica, com o Amazonas liderando a produção nacional.
História e controvérsia
O nome “Castanha-do-Pará” tem origem histórica, datando do século XIX, quando Belém era o principal porto de exportação.
Entretanto, o Amazonas, que fazia parte da Província do Pará até 1850, herdou essa nomenclatura. Segundo Davi Leal, embora o nome enalteça a identidade paraense, não reflete a totalidade da produção e história do fruto, que envolve diversos estados da Amazônia Legal.
Essa divergência também afeta empreendedores, como o engenheiro de alimentos Albert Lopes, que escolheu o termo “Castanha-da-Amazônia” ao desenvolver produtos à base do fruto, buscando evitar conflitos culturais e representar melhor todos os produtores da região.
Produção no Brasil
O Amazonas lidera a produção de castanha desde 2016, e no ano de 2022 produziu o recorde de 14.303 toneladas, seguido por Acre (9.145 toneladas) e Pará (8.807 toneladas). Dados do IBGE mostram que municípios como Humaitá, Boca do Acre e Codajás estão entre os maiores produtores.
Então, dentro dessa retórica qual sua opinião ? É do Pará ou do Brasil?
Da Redação Na Rua News