A Polícia Federal e a Secretaria da Receita Federal deflagraram, na manhã desta quarta-feira (22), uma operação contra doleiros que, há anos, atendem clientes de todo o país que buscam movimentar, no anonimato, grandes volumes de recursos. São investigadas 16 pessoas físicas e cinco pessoas jurídicas.
Os doleiros teriam movimentado mais de R$ 4 bilhões em dezenas de contas bancárias cujos titulares são empresas de fachada. Os alvos da investigação são acusados de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional consistentes em operações de evasão de divisas, fraudes em contratos de câmbio e operações irregulares de instituições financeiras. As penas chegam a 26 anos de prisão.
“Constatou-se o uso de empresas de prateleira (de fachada), cujos sócios são interpostas pessoas (laranjas), para abrir contas bancárias e movimentar recursos de clientes do esquema criminoso, muitas vezes destinando tais ativos ao exterior (evasão de divisas)”, diz nota da PF.
“As remessas ilícitas ao exterior, que configuram o crime de evasão de divisas, eram operacionalizadas por diversos meios distintos tais como dólar-cabo, importações simuladas ou superfaturadas e a utilização de criptoativos”, completa.
Agentes foram às ruas para cumprir 21 mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo (na capital, em Barueri, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Mogi Guaçu) e Santa Catarina (Florianópolis).
A soma das penas dos crimes constatados durante a investigação chega a 26 anos de prisão, sendo eles: gerir fraudulentamente instituição financeira, operar sem autorização instituição financeira, inclusive de câmbio; usar falsa identidade para realização de operação de câmbio e evasão de divisas.
O nome da operação, Recidere, significa reincidência, repetir o ato, e foi adotado em razão da insistência de alguns dos investigados em continuar praticando os mesmos delitos, mesmo após serem objeto de outras investigações policiais e um deles inclusive firmar acordo de colaboração premiada perante o Supremo Tribunal Federal (STF).
Da Redação Na Rua News