Em busca de compreender o perfil dos brasileiros residentes na Irlanda, o nível de integração na comunidade local e a manutenção do vínculo com o Brasil, foi lançada neste final de semana a Pesquisa de Mapeamento da Comunidade Brasileira 2023. O estudo é uma iniciativa da Embaixada do Brasil em Dublin em parceria com a empresa de consultoria Unleashe.
O estudo pretende colher informações detalhadas sobre imigrantes que atualmente vivem na Ilha Esmeralda, compreender quais as motivações de quem deixou o Brasil para imigrar, qual o status migratório, dentre outros detalhes. Os interessados em participar podem acessar e responder ao questionário de maneira totalmente anônima e online ().
A pesquisa será utilizada para fundamentar e embasar as futuras ações da Embaixada. De acordo com os organizadores, os dados coletados ajudarão nas negociações e “diálogos com diversos órgãos governamentais irlandeses e na criação de iniciativas de apoio à comunidade brasileira em diferentes áreas” como, por exemplo, a demanda pelo ensino da língua portuguesa no território irlandês.
Dentre as questões propostas no estudo, estão informações sobre idade, escolaridade, cidadanias de outras nacionalidades – quando houver -, o último estado em que o participante morou no Brasil antes de imigrar e os motivos que o levaram a viver na Irlanda. Além disso, busca-se entender a relação dos imigrantes com os serviços brasileiros prestados na Ilha Esmeralda, a frequência de visitas ao Brasil e se existe a intenção de um eventual retorno ao país natal.
Podem participar brasileiros maiores de 18 anos e menores que moram na Irlanda de forma independente como, por exemplo, os que vivem desacompanhados dos pais. Já as crianças e adolescentes cujos responsáveis vivem na Ilha Esmeralda não devem responder à pesquisa, já que serão referenciadas pelos pais. O tempo médio para responder ao questionário é de 10 minutos.
O prazo final para participar é o dia 6 de outubro. Os resultados serão compilados e o relatório final deve ser apresentado em novembro deste ano. O objetivo é alcançar a meta de mil respostas, garantindo assim uma amostragem representativa que possa refletir de forma mais precisa a realidade da comunidade brasileira na Irlanda.
De acordo com o Censo 2022, divulgado em maio deste ano pelo governo irlandês, 39.556 brasileiros residem no país. O número aumentou 150% no comparativo com o estudo anterior, realizado em 2016, quando 15.796 nacionais do Brasil viviam na Ilha Esmeralda. Já em 2011, eram 9.298. A estimativa da Embaixada do Brasil em Dublin, no entanto, é de que o número de brasileiros seja ainda maior, sendo cerca de 70 mil pessoas, conforme vídeo divulgado na celebração do Dia da Independência do Brasil em 2021.
Por Lian Lucas / Da Redação Na Rua News