A fraude foi descoberta pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), numa operação que terminou com a apreensão de 450 litros de óleo alimentar.
Os vendedores ambulantes colocavam-se em pontos estratégicos nas imediações da cidade de Lisboa e anunciavam o produto a quem passava. Garantiam que os bidões que transportavam nas carrinhas era azeite virgem extra e cobravam um preço inferior ao de mercado. Os 20 euros por embalagens de cinco litros atraíam muitos compradores que, no entanto, acabavam enganados.
estes efetuados pelos inspetores da Unidade Regional do Sul – Unidade Operacional de Évora da ASAE, que surpreenderam os vendedores ambulantes em flagrante, provaram que o produto anunciado como azeite virgem extra DOP não passava de óleo alimentar. A ASAE também apreendeu 450 litros de óleo alimentar, centenas de rótulos falsificados, duas viaturas e diversa documentação indiciária da prática do crime.
Os vendedores vão, agora, responder por dois processos-crimes, pela prática do ilícito de fraude sobre mercadorias, falsificação de documentos e uso ilegal de denominação de origem ou indicação geográfica.
“O valor total da apreensão ascende a 40 mil euros. De referir que se procedeu ainda à colheita de quatro amostras dos produtos oleicos apreendidos, as quais foram encaminhadas ao Laboratório de Segurança Alimentar da ASAE, para efeitos de realização das respetivas análises físico-químicas e sensoriais”, refere fonte oficial deste organismo.
Da Redação Na Rua News