Morreu na madrugada deste domingo (2) o ex-governador de Minas Gerais Newton Cardoso (MDB), aos 86 anos. A causa da morte dele não foi divulgada, mas ele estava internado em um hospital de Belo Horizonte.
Cardoso presidiu a União Colegial de Minas Gerais e fundou a Casa do Estudante, ainda durante a vida estudantil. Nos anos 1960, filiou-se ao Partido Republicano, e, com o fim dos partidos políticos após o golpe militar de 1964, foi um dos fundadores do partido de oposição Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
Assumiu o primeiro de três mandatos como prefeito de Contagem, na Grande BH, em 1972, e, em 1987, ocupou o cargo de governador do Estado de Minas Gerais, até 1991. Cardoso foi, ainda, vice-governador e deputado federal por três legislaturas.
Durante seu governo, foram feitos o sistema de capacitação de água do Rio Manso e as hidrelétricas de Nova Ponte e Miranda. Newton era, ainda, empresário, advogado e administrador.
Filho lamentou perda
O filho do ex-governador, o deputado federal Newton Cardoso Jr. lamentou, em nota, a morte do pai. Ele destacou o legado do pai na política e no desenvolvimento do estado.
“Com profunda tristeza e uma imensa dor no coração, comunico o falecimento do meu querido Pai, Newton Cardoso (…). O nosso ‘trator’ dedicou a vida à política e ao povo mineiro (…). Sempre comprometido com os mais humildes, lutou até o fim, com muita garra, um sorriso no rosto e um coração cheio de amor e bondade”, escreveu.

Da Redação Na Rua News