O Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas apresenta a exposição “Congos e Caiapós: Museu Abre Passagem” a partir deste sábado (11). Em busca de reconhecer, valorizar e divulgar práticas e bens culturais da cidade, a mostra celebra também o aniversário de 51 anos do museu.
A exposição conta com fotografias, vestimentas, estandartes, bandeiras e objetos ligados aos Ternos de Congos e Grupos de Caiapós e ficará aberta para visitação até 30 de novembro.
Os visitantes terão a oportunidade de mergulhar na riqueza da cultura afro-brasileira e indígena que desempenhou um papel fundamental na história e identidade da cidade de Poços de Caldas.
Em Poços de Caldas, o primeiro registro de Congada é da Revista de Poços, em maio de 1904. Os Ternos de Congos e Caiapós são fundamentais para as festividades de São Benedito, que ocorrem de 1º a 13 de maio.
Na tradição local, a peculiaridade da presença de indígenas junto aos negros na festa ocorre porque os indígenas se solidarizaram com a condição de escravidão dos negros.

Sobre isso, no documentário “13 de Maio – A Festa de São Benedito, fragmentos de uma história”, Ailton Santana, o popular Mestre Bucha diz:
“A retirada dos caiapós do mato significa compartilhamento, um agradecimento dos negros aos índios que sempre deram acolhida aos escravos, foragidos das senzalas, machucados e com fome. O índio sempre foi um protetor dos negros fugidos, dava acolhida, curava e alimentava”.
- RETIRADA DOS CAIAPÓS: Conheça tradição que simboliza união entre negros e indígenas em Poços de Caldas
Serviço
- Exposição “Congos e Caiapós: Museu Abre Passagem”
- 🗓️ De 11 a 30 de novembro de 2023
- 📍 Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas (Rua Padre Henry Mothon, s/n – Centro)
- 🎟️ Entrada gratuita
- PROGRAMAÇÃO:
- De terça a sexta, das 9h30 às 16h30;
- Aos sábados, das 13h às 17h;
- Domingo e feriado, das 9h às 13h.
Da Redação Na Rua News