Maria Raimunda Costa, mãe do cantor sertanejo Eduardo Costa, concorreu a vaga de vereadora de Santa Luzia, em Minas Gerais, pelo partido MOBILIZA e recebeu apenas 68 votos. Mesmo com o apoio do filho famoso, a matriarca da família Costa não conseguiu uma vaga na Câmara Municipal.
A explicação para a baixa votação dar se ao fato de Maria Costa ter ficado internada no período eleitoral, o que atrapalhou na corrida para conquistar a vaga.
Ela estava com uma bactéria chamada H. pylori.
O que é Helicobacter pylori?
A Helicobacter pylori, mais conhecida como H. pylori, é uma bactéria que vive no nosso estômago e duodeno, sendo responsável pela infecção bacteriana crônica mais comum em seres humanos, presente em todas as populações e em indivíduos de todas as idades. Estimativas conservadoras sugerem que mais de 50% da população mundial possui o estômago colonizado por essa bactéria.
Estudos envolvendo análise de sequência genética sugerem que os seres humanos se infectam com H. pylori desde que migraram da África há cerca de 58.000 anos.
A H. pylori é uma bactéria que possui incrível capacidade de sobreviver no estômago, um dos ambientes mais inóspitos do nosso organismo, um meio extremamente ácido, com um pH inferior a 4.
A acidez do estômago é um dos mecanismos de defesa do nosso organismo contra as bactérias que são ingeridas junto aos alimentos. Poucos são os seres vivos que conseguem sobreviver em um ambiente com pH tão baixo. A H. pylori é uma dessas exceções.
A bactéria apresenta alguns “truques” evolutivos que permitiram a ela se adaptar a um meio tão hostil. Ela produz substâncias que neutralizam os ácidos, formando uma espécie de nuvem protetora ao seu redor, permitindo que a mesma se locomova dentro do estômago até encontrar um ponto para se fixar.
Além dessa proteção, a H. pylori consegue ultrapassar a barreira de muco que o estômago possui para se proteger da própria acidez, aderindo-se à mucosa, área abaixo do muco, onde a acidez é bem menos intensa. Portanto, além de produzir substâncias contra a acidez, a H. pylori consegue penetrar no estômago até locais onde o ambiente é menos agressivo.
Da Redação Na Rua News