Na indústria fashion atual, tornar um desfile memorável requer mais do que designs espetaculares. Hoje, a moda procura um show. Beate Karlsson, diretora criativa da AVAVAV, sabe muito bem disso e, para sua coleção outono/inverno 2024, decidiu satirizar a cultura do hate online com mais uma passarela viral durante a semana de moda de Milão.
Um ano se passou desde que a marca italiana quebrou a internet ao apresentar seu inverno 2023 rasgando, literalmente, as roupas das modelos enquanto elas caminhavam. Intitulada “Fake it till you break it” (em tradução livre, finja até quebrar), a coleção explorava o conceito de vergonha no contexto da qualidade e do artesanato e encorajava os espectadores a questionar suas próprias percepções de luxo.
Agora, a marca dirigiu seu olhar aos trolls e ao discurso de ódio que contaminam as interações nas redes sociais. Enquanto as modelos desfilavam a nova coleção, duas telas laterais na passarela apresentavam comentários feitos online sobre a grife. “Essa marca é uma piada”. “AVAVAV é superestimada”.
Para fortalecer a crítica, a etiqueta entregou ao público baldes de lixo para jogar nas modelos enquanto elas cruzavam a passarela. Quando o desfile começou, as modelos foram recebidas com restos de papel, cascas de banana, garrafas e latas quebradas, ovos e até alguns líquidos.