O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está reunido nesta tarde de sexta-feira (1º) com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. O petista encontra-se em São Vicente e Granadinas para participar da reunião de cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), marcando sua segunda viagem internacional em 2024.
O encontro com Maduro ocorre em meio a uma disputa com a Guiana pela região de Essequibo, após a descoberta de vastas reservas de petróleo, que faz fronteira direta com o Brasil. No entanto, o tema não deve ser abordado na reunião, de acordo com Lula. Em declarações feitas na quinta-feira (29), ao final de sua visita à Guiana, ele afirmou que não tratou da questão com o presidente Irfaan Ali e não pretende fazê-lo com Maduro.
“Assim como não vou discutir essa questão com o presidente Maduro. A reunião não é para isso, é para discutir a Celac. Eu vou me encontrar com Maduro lá e, quando quiserem marcar uma reunião, estarei totalmente à disposição para participar”, declarou.
O presidente brasileiro expressou confiança nos meios diplomáticos para a resolução do conflito, mas reconheceu a possibilidade de o processo se estender por algumas décadas.
Além do encontro com Maduro, Lula também vai abordar a situação em Gaza com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, o ministro das Relações Exteriores do Chile, Alberto van Klaveren, e a secretária de Relações Exteriores do México, Alicia Bárcena.
Da Redação Na Rua News