Em homenagem ao mês das mulheres, o Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes (avenida Afonso Pena, 1.537, centro), vai realizar a quarta edição da mostra “Clássicas: Mulheres na Direção”, com programação que vai de sexta (1º) ao dia 27 de março. A ideia é celebrar a produção cinematográfica feminina e refletir sobre as persistentes e injustas barreiras presentes na indústria cinematográfica.
A mostra vai promover uma apreciação crítica, destacando a perspectiva das mulheres no cinema por meio do trabalho de renomadas diretoras, como Emerald Fennell, Melina Matsoukas, e as irmãs Lana e Lilly Wachowski. São mais de 40 obras que celebram a diversidade feminina, desde longas contemporâneos aclamados, como “Lady Bird” (2017), de Greta Gerwig, e “Maria Antonieta” (2006), de Sofia Coppola, até filmes clássicos de Hollywood. A mostra tem entrada gratuita, com retirada de ingressos a partir de uma hora antes de cada sessão, na bilheteria do cinema.
Tem mais sessões gratuitas
Além da mostra no Cine Humberto Mauro, o fim de semana terá mais sessões gratuitas de filmes homenageando as mulheres na capital. No mês da mulher, o Cine Sesc apresenta em sua programação obras que destacam a representatividade feminina no cinema, seja como personagens ou por detrás das câmeras.
A partir de sexta (1º), o Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1.046, centro) recebe documentários como “Sementes: Mulheres Pretas no Poder” (2020) e “Kevin” (2022), o longa mexicano “A Camareira” (2018) e o drama nacional “Que Horas Ela Volta?” (2015). A programação do mês de março, com todos os dias e horários, assim como os ingressos antecipados, estão na página do Sesc Palladium do site Sympla.
Cine Santa Tereza
E ainda tem mais: no domingo (3), às 19h, tem exibição do filme “Zuzu Angel” no Cine Santa Tereza (rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza). Ingressos antecipados no site do Sympla ou na bilheteria do local, 30 minutos antes da sessão.
Últimos dias de exposição
A exposição “Arte Brasileira: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura” chega à sua reta final apresentando uma coleção rara de cerca de 200 obras, nunca expostas em conjunto. A mostra gratuita na Casa Fiat de Cultura (praça da Liberdade, 10) tem curadoria de Marcelo Campos e Priscila Freire e pode ser vista até domingo (3).
Oficina direto da Amazônia
A exposição “Caboclos da Amazônia”, em cartaz no Museu Inimá de Paula (rua da Bahia, 1.201, centro) até 31 de março, recebe uma nova atração gratuita no sábado (2), às 14h. O público poderá mergulhar no universo nortista com a oficina de artes “Canecas de Miriti”, inspirado pelos brinquedos de miriti disponíveis na exposição. A atividade é gratuita, mediante inscrição prévia pelo e-mail educativo@museuinimadepaula.org.br.
Feira Aproxima completa 10 anos
A Feirinha Aproxima está de volta, completando uma década em 2024, ano que será inteiramente dedicado às comemorações do projeto idealizado pelo chef Eduardo Maya. A primeira edição do ano acontece no sábado (2), das 10h às 17h, no entorno do Museu Histórico Abílio Barreto, no bairro Cidade Jardim, com um elenco especial de expositores, escolhidos a dedo pelo curador. A entrada é gratuita.
Sábado tem Blues na Praça
A primeira edição deste ano do Blues na Praça será no sábado (2), das 12h às 20h, na praça Alaska, no Sion. O evento terá apresentação da banda Mentol Trio, com repertório de blues rock, e Dom Preto e Banda, que viaja por várias vertentes do blues, inclusive a nacional, com interpretações do saudoso Tim Maia. A festa terá muita cerveja artesanal, gastronomia de rua, drinques e espaço kids. Ingressos gratuitos no Sympla.
Da Redação Na Rua News