A Secretaria Municipal de Esportes de Tarumirim promove, no sábado (26/04), a partir das 10h30, o evento “Resenha com Joãozinho”, ex-atacante do Cruzeiro que decidiu o título da Copa Libertadores de 1976. A visita do ex-johador do Cruzeiro de 71 anos, promete reunir torcedores, atletas e admiradores do futebol local em uma manhã de muita festa.
A programação, idealizada para celebrar a paixão pelos gramados e incentivar novas gerações, terá início na entrada da cidade, com uma grande carreata organizada pelos “cruzeirenses” torcedores do Cruzeiro Esporte Clube em homenagem ao atleta convidado.
Veja o vídeo do ídolo do Cruzeiro, Joãozinho, o “Bailarino da Toca”!
Após a passagem festiva pelas principais vias, o cortejo seguirá rumo ao Estádio Municipal de Tarumirim, onde Joãozinho será oficialmente saudado pelas autoridades e pelo público presente. Em seguida, haverá um momento de bate‑papo descontraído (“resenha”), conduzido pelo ex‑craque, que compartilhará histórias da carreira, lições de superação e conselhos aos jovens atletas.
O ponto alto da manhã promete ser a interação entre Joãozinho e os garotos da escolinha de futebol do município. Além de acompanhar o jogo amistoso dos aspirantes a jogadores profissionais, o convidado especial participará de atividades práticas no campo, estimulando o desenvolvimento técnico e esportivo dos participantes.
Em nota enviada à SNC TV News, o Secretário de Esportes, Lazer e Cultura de Tarumirim, Juninho Bomfim, destacou a honra de receber uma das maiores lendas do futebol mineiro:
“A Secretaria de Esportes de Tarumirim se sente honrada em receber este grande ídolo cruzeirense, que é o eterno camisa 11, Joãozinho, que fez história em Minas e no Brasil. O convite se deu por estarmos sempre buscando trazer ídolos e craques do futebol para Tarumirim, para incentivar novos talentos na cidade.”
“A recepção ao ídolo será marcada por uma carreata especial, com início na entrada da cidade e percurso pelas principais ruas de Tarumirim. O encerramento será no Estádio Municipal, onde Joãozinho acompanhará a partida entre as Escolinhas de Futebol de Tarumirim e a equipe da Coopevalle de Governador Valadares, válida pela Copa ISNET – Categorias de Base”.
Quem é João Soares de Almeida Filho

Foto: Arquivo/Estado de Minas
Conhecido como Joãozinho ou “Bailarino da Toca”, nasceu em 15 de fevereiro de 1954, em Belo Horizonte (MG). Ex-ponta-esquerda, marcou época vestindo a camisa do Cruzeiro, clube onde despontou para o futebol profissional.
Durante sua carreira (1973–1987), disputou 482 jogos pelo Cruzeiro e anotou 116 gols, ficando entre os maiores artilheiros e mais presentes da história celeste. Seu momento mais célebre veio na final da Taça Libertadores de 1976: aproveitou-se da cobrança de falta, surpreendeu o goleiro e decretou o título para o Cruzeiro, entrando definitivamente para a galeria de ídolos .
Herói do Cruzeiro na final da Libertadores de 1976
Em 1976, o Cruzeiro tinha no elenco o batedor de faltas mais potente do Brasil. Um dos principais especialistas em bola parada do futebol mundial, Nelinho marcou 105 gols pela Raposa, mesmo sendo lateral-direito. E no terceiro jogo das finais da Libertadores, contra o River Plate, era o favorito para assumir a responsabilidade em uma cobrança decisiva, marcada nos minutos finais.
O que os torcedores não esperavam era que um jovem atacante de 22 anos tomaria uma atitude inesperada e colocaria a bola no fundo da rede. Com a suspensão de Jairzinho, que era a estrela do time, Joãozinho vestiu a camisa 10 do Cruzeiro na última partida da decisão, disputada em 30 de julho de 1976. O palco do duelo foi o Estádio Nacional, em Santiago, no Chile.
Enquanto Nelinho discutia com o volante Piazza para ver quem seria o batedor, o ponta-esquerda se antecipou, cobrou a falta e marcou o terceiro gol da Raposa aos 43 minutos do segundo tempo. A vitória por 3 a 2 sobre o River colocou a equipe mineira em destaque em toda a América do Sul.
Principais Títulos
Taça Libertadores da América: 1976
Campeonato Mineiro: 1973, 1974, 1975, 1977 e 1984
Taça Minas Gerais: 1973 e 1984
Campeonato Gaúcho (Internacional): 1982 e 1983
Prêmios Individuais
Bola de Prata da Revista Placar: 1979
Até hoje, Joãozinho é lembrado não só pelo faro de gol, mas pela elegância e habilidade, que lhe valeram o carinhoso apelido de “Bailarino” – um verdadeiro espetáculo em campo.
#snctvnews #sncnews #snctv #tarumirim