Colisão do navio com a ponte norte-americana provocou a queda de vários veículos na água. A Guarda Costeira recebeu um aviso sobre o impacto às 5h27 de Portugal Continental. O navio de carga possuía uma bandeira da Singapura e tinha cerca de 289 metros, incendiou-se e afundou-se. Há pelo menos sete pessoas desaparecidas, que as equipas de emergência acreditam que tenham caído na água.
A ponte Francis Scott Key, em Baltimore, nos Estados Unidos, desmoronou-se após um navio ter colido com esta durante a madrugada, O embate provocou a queda de vários veículos na água. A embarcação acabou por se incendiar, antes de se afundar.
As equipas de emergência estavam a procurar pelo menos sete pessoas que se acredita terem caído na água, disse o diretor de comunicações do Departamento de Bombeiros de Baltimore, Kevin Cartwright.
https://twitter.com/i/status/1772527444416712864
“Todas as faixas de rodagem de acesso estão fechadas em ambas as direções devido a um acidente na ponte” Francis Scott Key. “O tráfego está a ser desviado”, publicou a Autoridade de Transportes do estado de Maryland, no X.
O presidente da Câmara, Brandon M. Scott, e o responsável da região de Baltimore, Johnny Olszewski Jr., disseram que o pessoal de emergência estava a responder e que os esforços de socorro estavam em curso.
A Guarda Costeira recebeu um aviso sobre o impacto às 01:27h (05:27h em Portugal Continental). O navio de carga possuía uma bandeira da Singapura e tinha cerca de 289 metros, segundo um suboficial da Guarda Costeira, Matthew West. O navio tinha como destino Colombo, no Sri Lanka.
Nenhum membro da tripulação ficou ferido, segundo o comunicado da empresa Grace Ocean, que é proprietária da embarcação, citado pelo NYT. A causa da colisão ainda não foi determinada e os proprietários do navio estão a cooperar com as autoridades norte-americanas.
Eyewitness video captures the aftermath of the partial collapse of Baltimore's Francis Scott Key Bridge, after it was struck by a ship early Tuesday. https://t.co/pTW4iwYImm pic.twitter.com/U6JJytk7yJ
— ABC News (@ABC) March 26, 2024
Na altura, estavam vários veículos na ponte, incluindo um do tamanho de um trator-reboque.
“O nosso objetivo neste momento é tentar resgatar e recuperar estas pessoas”, disse Cartwright, acrescentando ser muito cedo para saber quantas pessoas foram afetadas.
O acidente foi classificado como um “evento de vítimas em massa em desenvolvimento”.

Cartwright disse que parecia haver “alguma carga ou retentores pendurados na ponte”, criando condições inseguras e instáveis, e que as equipes de emergência estão a operar com prudência.
“Esta é uma emergência terrível”, afirmou.
A ponte Francis Scott Key, com 1,6 quilómetros de comprimento, foi inaugurada em 1977.
Da Redação Na Rua News