Ator, diretor e autor, Eduardo Wotzik mergulhou no universo da cientista política Hannah Arendt (1906-1975) para levar para o palco ideias, pensamentos, experiências e filosofias dessa que é considerada uma das mais importantes pensadoras do século XX. Essa experiência imersiva resultou no espetáculo “Hannah Arendt – Uma Aula Magna”, que faz temporada no CCBB-BH desta sexta (24) a 18 de dezembro, provocando e propondo uma reflexão sobre os dias atuais.
Com mais de 40 anos dedicados à investigação do teatro – Wotzik traz no currículo espetáculos como “Troia” e “Missa para Clarice”, além de experiência como professor de teatro –, o artista conta que a ideia inicial do espetáculo surgiu de uma necessidade que sentiu de falar sobre educação.
“Eu vi o mundo começar a desabar. Percebi que o fascismo começou a tomar conta da humanidade, a se revelar de maneira tão forte, tão violenta… E percebi que a gente tinha construído uma cidade, uma sociedade baseada na ignorância, bélica, que prefere a barbárie à civilidade. Um dos motivos era porque faltava a educação”, analisa.
Hannah Arendt entrou na história logo em seguida. “Eu me lembrei de um filme dela que eu tinha visto anos atrás, que é extraordinário. Aí comecei a pesquisar mais sobre os textos e ideias dela. Até que um dia acordei de manhã e a Hannah estava puxando o meu pé e disse: ‘Eduardo, vamos dialogar’”, brinca.
“Comecei um diálogo cênico com Hannah Arendt para construir um espetáculo que pudesse falar com propriedade sobre a questão da educação, da civilidade, e ela trouxe algumas questões como a diferença entre educar e ensinar e a importância de valorizar a construção do pensamento”, pontua.
Em “Hannah Arendt – Uma Aula Magna”, Eduardo Wotzik transforma o palco em uma sala de aula. “É como uma aula magna, não tem espaço para o improviso. É um apanhado, uma aula já construída, para que o público possa usufruir do que há de melhor”, explica o ator e diretor.
Serviço
O que: “Hannah Arendt – Uma Aula Magna”, com Eduardo Wotzik
Quando: De 24/11 a 18/12, de sexta a segunda, às 20h
Onde: Teatro II do CCBB-BH (praça da Liberdade)
Quanto: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)
Da Redação Na Rua News