O prédio da Embaixada do Brasil em Portugal será reaberto no dia 10 de janeiro de 2025, após mais de um ano de reformas. Foram investidos 1,6 milhão de euros (cerca de R$ 10,1 milhões) na recuperação, um valor 600 mil euros (R$ 3,8 milhões) abaixo do previsto inicialmente, de acordo com o embaixador Raimundo Carreiro, responsável pela negociação de todos os contratos. “Essa foi a primeira grande reforma estrutural do edifício desde que foi adquirido pelo governo brasileiro em 1985”, afirma. “Realizamos uma revitalização completa do prédio”, complementa.
A inauguração, como destaca o embaixador — já que nunca houve um evento oficial nesse sentido — contará com a presença do ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, que estará em Portugal para participar, dias antes, de um encontro com o corpo diplomático português no Porto. Anualmente, um país é convidado a participar dessa conversa, como forma de estreitar os laços entre as nações. O Brasil foi o país escolhido para este ano. “Queremos fazer um grande evento. Estamos em conversações com diversas autoridades portuguesas”, afirma o embaixador.
A sede da Embaixada do Brasil em Lisboa está localizada na Estrada das Laranjeiras. O imóvel, conhecido como Quinta de Milflores, foi construído na segunda metade do século XVII e foi parcialmente destruído pelo terremoto de 1755. Historiadores destacam que, durante a recuperação, diversas mudanças foram feitas na arquitetura do prédio. A quinta foi adquirida em 1918 pelo industrial Carlos Ramires dos Reis. Entre 1979 e 1985, esteve sob a administração do Estado português.
O edifício, projetado pelo arquiteto português Raul Lino, abriga uma série de obras de arte, entre as quais se destaca um retrato de Pêro Vaz de Caminha pintado pelo brasileiro Di Cavalcanti. Vários dos salões apresentam afrescos históricos no teto e azulejos azuis e brancos do século XVIII, com temas variados. A capela dedicada a Nossa Senhora da Rocha é considerada uma verdadeira obra de arte. Além disso, há fontes internas nos jardins que abastecem água potável proveniente da região dos Sete Rios.
Da Redação Na Rua News