O Dia das Mães, que neste ano será celebrado em 12 de maio, é a segunda melhor data comemorativa para o comércio varejista, só perdendo para o Natal. De acordo com um levantamento da Fecomércio MG, o período deve afetar positivamente 67,5% das empresas que compõem esse setor em Minas Gerais.
O estudo também revela que 31,3% dos comerciantes esperam que as vendas este ano sejam melhores que as do ano passado. O otimismo e a esperança (47,7%) e o valor afetivo da data (24,2%) foram os principais motivos apontados para a expectativa por esse resultado.
Em contrapartida, 9,5% dos empresários esperam que as vendas deste ano sejam piores que as de 2023. As vendas baixas no primeiro trimestre (41,0%) e a crise econômica (28,2%) se destacam entre as razões para isso.
Conforme a pesquisa, que ouviu 408 empresas espalhadas pelas dez regiões de planejamento do Estado, para melhorar as vendas no período, 28,8% dos comerciantes deverão realizar promoções e liquidações, enquanto 20,8% investirão em propagandas e divulgação.
Outra ação realizada por 4,7% dessas empresas é a contratação de funcionários temporários a fim de melhorar o atendimento ao consumidor. Para 46% dos empresários, o consumidor deve gastar, em média, um valor de R$ 70 a R$ 200 em compras, que devem ser pagas, na sua maioria, parceladas no cartão de crédito (47,8%).
A economista da Fecomércio, Gabriela Martins, destaca a importância que o Dia das Mães tem desempenhado também para o setor de serviços. “Nesta data, há um aumento da procura pelos segmentos de turismo, lazer, institutos de beleza, cultura, restaurantes, entre outros. Desta forma, o período se torna repleto de possibilidades para grande parte dos empresários do comércio, de serviços e de turismo”.
Da Redação Na Rua News