Este bairro é uma mistura de mundos e esse é o seu maior encanto. Apesar de mais moderno, renovado e cosmopolita o Martim Moniz mantém a sua matriz multiétnica, pela grande comunidade chinesa, indiana e africana que ali vive e faz negócio, você vai esbarrar facilmente com Indianos, Nepaleses, Bengalis e Paquistaneses o que por si só é uma intensa e estimulante ‘viagem’ pelo mundo sem sair de Lisboa tal a riqueza de sabores e culturas que ali se cruzam. Uma coisa é certa, este bairro deixou de ser um território de má fama, rusgas policiais e ‘pão para todos’ para estar cada vez mais na berra.
Pelos melhores motivos. Onde apetece estar, descobrir e regressar para não perder alguns dos projetos mais inovadores na cidade.
São precisos poucos mais do que 350 passos para percorrer a Rua do Benformoso, que liga o Martim Moniz ao Largo do Intendente, cenário escolhido por grupos de extrema-direita para uma “marcha contra a islamização da Europa”, que a Câmara de Lisboa acabou por não autorizar, mas que vai realizar-se na mesma, ainda que com um local diferente – Mário Machado apontou para as 18:00 no Largo Camões. A calçada é antiga, cinzenta, contrastando com o alcatrão recém-colocado ou com a polémica ciclovia verde da Avenida Almirante Reis, mesmo ali ao lado.
O comércio impera, há mais de 100 lojas, a maioria de conveniência, mas sempre com produtos exóticos; restaurantes em que o kebab é rei e senhor; barbearias com cortes de cabelo a cinco euros; e lojas de telemóveis, famosas pelas baterias ou vidros que se trocam em minutos e com capas coloridas para todos os gostos e feitios.
O cheiro a especiarias sente-se no ar e pelos estreitos passeios veem-se essencialmente imigrantes do sexo masculino que, entre si, falam em árabe. Entre as portas das lojas, há vendedores de rua com dois cestos – um com folhas verdes de Areca do tamanho de uma mão e outro com uma espécie de raiz seca e doce de cor encarnada. A forma de consumo é semelhante à do tabaco de mascar: mete-se na boca, mastiga-se e, passados alguns minutos, cospe-se.
Da Redação Na Rua News