O Cruzeiro deixou para trás a amarga derrota para o rival América na última rodada e se reabilitou no Campeonato Mineiro, na noite deste domingo (18/2). Em jogo válido pela 6ª rodada e disputado em Governador Valadares, onde os cruzeirenses eram maioria absoluta, o time venceu o Democrata por 3 a 1 e manteve a sua hegemonia no Grupo A.
O atacante Juan Dinenno marcou logo no início da partida para a Raposa, enquanto Pedro Oliveira empatou para a Pantera. Ainda no primeiro tempo, o zagueiro Zé Ivaldo deu uma de atacante e marcou o segundo. Já no último lance do embate, o atacante Rafael Elias fez o terceiro e garantiu o triunfo celeste.
Com este resultado, os visitantes chegaram aos 13 pontos, um a mais que o Tombense, segundo colocado da chave – se classificam o primeiro colocado de cada grupo (são três) e o melhor segundo, que vem sendo o clube de Tombos. Já o Democrata mantém os 4 pontos, sendo o lanterna do Grupo C, e não tem mais chances de avançar à semifinal.
Em campo, o técnico Nicolás Larcamón, com diversos desfalques, teve que fugir do comum. Na formação inicial, ele escalou três zagueiros, deixando mais livres William, pela direita, e Japa, pela esquerda. Um dos destaques do evento foi o volante Ramiro, que entrou no segundo tempo e voltou a atuar após cerca de nove meses, por conta de uma lesão.
O jogo
A partida começou para o Cruzeiro do jeito que qualquer time quer: com bola no fundo das redes. Após primeiros minutos de disputa equilibrada, com até mesmo chance de gol para o Democrata, aos 6 minutos, o lateral-direito William, jogando mais avançado, fez bela jogada na direita e cruzou na medida para Dinenno, na área, cabecear e fazer o primeiro.
Depois disso, o Cruzeiro foi superior, mas levou um contra-ataque “mortal”. Aos 14 minutos, Pedro Oliveira recebeu lançamento na direita, nas costas de Japa, e, na entrada da área, chutou forte, no canto de Rafael Cabral, que não conseguiu defender e evitar o gol de empate da Pantera.
Após o placar ficar igual novamente, a Raposa assumiu de vez o controle do jogo e a se manter no campo de ataque, fazendo com que outro gol fosse questão de tempo. E foi. Aos 37 minutos da primeira etapa, Arthur Gomes evitou a saída pela linha de fundo e tocou para o zagueiro Zé Ivaldo, que chutou forte, de fora da área. O goleiro Luís Augusto até tocou na bola, mas ela estufou as redes do Mamudão.
No segundo tempo, a superioridade técnica e tática dos estrelados ficou em evidência. O Cruzeiro promoveu mais perigo em relação à etapa anterior, atacando de diversas formas.
Oportunidade para o goleiro do Democrata se sobressair, aos realizar defesas difíceis, como em finalizações de William e Rafael Elias. Sem muitos recursos para os alvinegros empatarem, e com solidez defensiva, o Cruzeiro manteve o placar e ainda teve eficácia para marcar o terceiro: em contra-ataque, Rafael Elias, que havia entrado, partiu livre e bateu na saída do goleiro para fechar a partida.
Ficha técnica
O quê: Democrata 1 x 3 Cruzeiro
Motivo: 6ª rodada do Campeonato Mineiro
Quando: domingo, 18 de fevereiro de 2024, às 18h30 (de Brasília)
Onde: estádio Mamudão, em Governador Valadares
Democrata: Luís Augusto; Weslen (Jair), Donato, Lula e Wender; Jorge Pedra, Alemão (Paulo Victor) e Bruninho; Pedro Oliveira (Luann), Richard Cossoniche (Jonh Lennon) e João Sala (Gutinho). Técnico: Gian Rodrigues
Cruzeiro: Rafael Cabral; Zé Ivaldo (Ramiro), Neris e João Marcelo; William, Filipe Machado, Ian Luccas e Japa; Arthur Gomes (Fernando), João Pedro (Rafael Elias) e Juan Dinenno (Wesley Gasolina). Técnico: Nicolás Larcamón
Arbitragem: Felipe Fernandes de Lima; Felipe Alan Costa de Oliveira e Celso Luiz da Silva. VAR: Michel Patrick Costa Guimarães
Gols: Juan Dinenno, aos 6′ do 1º T; Zé Ivaldo, aos 37′ do 1°T; Rafael Elias, aos 50′ do 2ºT (CRU) / Pedro Oliveira, aos 14′ do 1ºT (DGV)
Cartões amarelos: Weslen, Wender e Lula (DGV) / Arthur Gomes (CRU)
Da Redação Na Rua News
Futuro
O próximo compromisso do Cruzeiro não será pelo Estadual, já que, nesta semana, estreia pela Copa do Brasil de 2024. Na quarta-feira (21/2), a partir das 19h15, o time mineiro encara o Sousa, na Paraíba – com um empate a Raposa já passa à segunda fase do torneio.
Pelo Mineiro, a 7ª e penúltima rodada será diante do Pouso Alegre, no domingo (25/2), às 11h, no Parque do Sabiá. O confronto será em Uberlândia porque os sulistas, em crise financeira, venderam o mando de campo.