No dia 10 de junho, dia em que Portugal celebra o seu Dia Nacional, o monumento ao Cristo Redentor, ícone máximo da cidade do Rio de Janeiro e símbolo do Brasil, foi iluminado em verde e vermelho, cores da bandeira portuguesa, associando-se, assim, não só a esta revelante data nacional como também ao início das comemorações dos 500 anos do nascimento do Poeta Luís Vaz de Camões.
A iluminação do Cristo Redentor ocorreu das 19h às 20h, coincidindo com o evento realizado no Palácio de São Clemente, sede do Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro, pelo Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Tal como em anos anteriores, a visualização do monumento ao Cristo Redentor iluminado com as cores nacionais de Portugal testemunhou a perenidade dos laços de amizade e afeto que unem Portugal e Brasil e constituiu um momento de grande significado emocional para toda a comunidade portuguesa e luso-descendente residente no Rio de Janeiro.
A iluminação foi realizada pelo Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, em parceria com a TAP Air Portugal e o Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro.
Sobre a TAP Air Portugal
O Brasil é um dos mercados prioritários para a TAP Air Portugal, que é a principal companhia aérea Europeia com operações no país, tendo transportado mais de 1,63 milhões de passageiros nas rotas entre Brasil e Europa em 2022, e tem vindo a reforçar o número de voos para o Brasil, com a inclusão recente de mais 6 frequências de voo em várias cidades.
Atualmente, a TAP liga a Europa a 11 destinos no Brasil a partir de Lisboa e Porto, voando para São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Maceió, Porto Alegre, Recife e Salvador.
Após o período de alta demanda de voos que acontece no Verão Europeu, a TAP vai continuar a reforçar seu posicionamento no Brasil, como a principal companhia aérea para a Europa, com o aumento do número de voos por semana, a partir de 29 de outubro, com a entrada em vigor do calendário de Inverno Europeu. Assim, a TAP passa a realizar até 81 voos por semana, conectando 11 cidades capitais do Brasil à sua extensa rede de mais de 50 destinos na Europa e África, através de Lisboa e Porto