Cerca de 10 mil unidades da picape elétrica Cybertruck encontram-se paradas nos pátios da Tesla nos Estados Unidos, representando cerca de 800 milhões de dólares em ativos imobilizados.
Para tentar diminuir esse estoque acumulado, a fabricante passou a aceitar o próprio modelo Cybertruck como parte do pagamento na compra de outros veículos da marca, dentro do mercado americano.
Queda significativa no valor do veículo
Um exemplo que chamou atenção foi o de uma Cybertruck da versão Foundation Series 2024, zero quilómetro e avaliada originalmente em 100 mil dólares (aproximadamente 566 mil reais). Contudo, numa plataforma de venda online, o valor de mercado caiu para cerca de 65,4 mil dólares (em torno de 370 mil reais), mesmo com menos de 10 mil quilómetros rodados.
Fontes do setor indicam que, em negociações diretas com a Tesla, o preço pode ser ainda mais baixo.
Produção reduzida e dificuldades comerciais
A Tesla já diminuiu consideravelmente a produção da Cybertruck. Especialistas do mercado consideram este cenário um dos maiores reveses comerciais da empresa de Elon Musk.
Apesar do modelo ter sido inicialmente visto como símbolo de inovação e atraído celebridades e influenciadores, como o youtuber brasileiro Enaldinho, que importou uma unidade para Belo Horizonte em outubro de 2024, a picape tem enfrentado problemas técnicos e recalls que prejudicam a confiança dos consumidores.
Atrasos, preços elevados e baixas vendas
A crise da Cybertruck tem raízes em atrasos de quatro anos no lançamento e um preço final que chegou a ser até 50% superior ao inicialmente previsto em 2019. De cerca de 1 milhão de reservas feitas inicialmente, menos de 5% se converteram em vendas concretas.
Série de recalls abala reputação
Em março, a Tesla anunciou um recall para aproximadamente 46 mil unidades vendidas nos EUA devido a um problema no painel traseiro de aço inoxidável, que pode se soltar durante a condução, aumentando riscos de acidente.
O documento oficial enviado à agência de segurança viária dos EUA (NHTSA) indica que a ação abrange veículos fabricados entre novembro de 2023 e fevereiro de 2024. Contudo, a Tesla minimizou o impacto, estimando que apenas 1% dos veículos exigem reparo.
Os reparos gratuitos devem começar em junho, mas a empresa ainda não informou sobre possíveis compensações ou efeitos nas futuras entregas.
Este foi o sexto recall relacionado à Cybertruck desde o seu lançamento, incluindo uma chamada em junho de 2024, que envolvia problemas nas peças de acabamento da caçamba que podiam se soltar durante o uso.