A federação composta por PT, PCdoB e PV realizou evento nesta quinta-feira (29), em Belo Horizonte para oficializar o apoio à pré-candidatura do deputado federal Rogério Correia (PT) na disputa pela prefeitura da capital.
O ato reuniu três ministros do governo Lula: Luciana Santos, ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Presidenta do PCdoB e da Federação Brasil da Esperança; Alexandre Padilha, ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais; Cida Gonçalves, Ministra da Mulher; além da Gleisi Hoffmann, presidenta do PT e líderes do governo no Congresso Nacional.
O encontro serviu para mostrar unidade dos partidos da federação no apoio à pré-candidatura do deputado petista. O nome de Rogério Correia foi oficialmente lançado pelos petistas, mas ainda enfrenta incertezas entre os partidos aliados.
“Seguimos forte na disputa, agora, com o aval e com a bença do PT, do PV e do PC do B. Com essa frente vamos ampliar ainda mais, com outros partidos de esquerda, de centro-esquerda, e do campo do presidente. Essa é a aliança que nós queremos construir”, afirmou o petista.
A presidente da federação PT, PCdoB e PV, Luciana Santos fez coro ao pré-candidato e reforçou a ideia de unidade entre os partidos. “A federação está unida. Belo Horizonte merece um projeto comprometido com o desenvolvimento alcançado no governo Lula e é isso que nós viemos fazer aqui. Reforçar os compromissos com o Minas Gerais, que tem um peso geopolítico importante para o país”, disse.
Apoio à Fuad
A visita de Lula a Belo Horizonte no início de fevereiro (8) e a forma como o presidente petista demonstrou proximidade com o prefeito de Belo Horizonte fez crescer o receio entre lideranças da legenda em Minas de que Lula forçasse um apoio do PT à reeleição de Fuad. Porém, a presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann afastou a possibilidade de um arranjo entre o PT e o PSD em Belo Horizonte.
“Nós tivemos aqui (em BH) uma parceria junto ao presidente Lula com o prefeito atual (Fuad), que nos apoiou e estamos gratos, e também com o ex-prefeito Kalil, fizemos uma grande composição, mas em nenhum momento a questão da sucessão municipal foi colocada”, destacou.
Tentativa de unidade
Outras pré-candidatas indicadas por partidos da base de apoio do presidente Lula estiveram no evento. As deputadas estaduais Bella Gonçalves (Psol) e Ana Paula Siqueira (Rede) disseram que foram prestigiar o colega petista e mostraram disposição para caminhar juntos na eleição.
“Precisamos unificar um projeto de cidade e de povo. Já somos unificados nas lutas em várias pautas políticas”, lembrou a deputada Bella. “Vim aqui hoje dar meu abraço ao Rogério; reconhecer a importância da candidatura dele para o debate na cidade e, juntos, vamos sentar e analisar a melhor estratégia para Belo Horizonte”, diz.
“Precisamos nos fortalecer como frente progressista de esquerda, com o compromisso de que Belo Horizonte retome seu protagonismo nas políticas públicas, com um governo que pense em toda a população”,
Da Redação Na Rua News