A brasileira Taiany Caroline Martins Matos, de 32 anos, faleceu após cair de um prédio em Breda, na Holanda, na manhã de sexta-feira, 3 de janeiro. Natural de Planaltina, no Distrito Federal, Taiany morava na Europa há seis anos, e agora sua família busca respostas sobre o trágico incidente.
De acordo com os parentes, Taiany havia retornado ao Brasil para as festas de fim de ano, onde permaneceu de 14 de novembro a 27 de dezembro. Durante sua estadia no país, ela revelou à família que estava grávida e expressou o desejo de continuar no Brasil. No entanto, seu namorado, um holandês de 53 anos, pediu que ela voltasse para a Holanda, onde viviam juntos.
Quem era Taiany Caroline?
Taiany era pedagoga e natural de Planaltina, no Distrito Federal. Ela morava na Europa há seis anos e, embora tivesse planos de permanecer no Brasil, a decisão de retornar à Holanda foi influenciada pelo relacionamento com o namorado.
O que aconteceu na manhã de sexta-feira?
A fatalidade ocorreu quando Taiany caiu do 4º andar de um prédio em Breda, na Holanda. Segundo informações repassadas pela família, o namorado de Taiany relatou que, no dia da morte, ela se trancou no quarto para esconder algumas mensagens de seu celular. Durante um momento de desequilíbrio, ela se apoiou na sacada próxima à janela e acabou caindo, resultando no falecimento.
De acordo com familiares, o namorado informou à família sobre a morte de Taiany um dia depois do acidente. O casal teria discutido na manhã do ocorrido, após Taiany retornar de uma festa.
Quem era o namorado de Taiany?
Taiany vivia com um homem de 53 anos, identificado apenas como Edgar, de nacionalidade holandesa. O casal estava junto há cerca de três anos. Recentemente, em 27 de dezembro, viajaram para Paris, onde passaram alguns dias antes do trágico incidente.
O governo brasileiro está acompanhando o caso?
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil (Itamaraty) emitiu uma nota informando que está prestando apoio consular à família de Taiany. Embora a pasta tenha ressaltado que não pode divulgar detalhes específicos por questões de confidencialidade, assegurou que está disponível para ajudar no que for necessário.
O Consulado-Geral do Brasil em Amsterdã também confirmou que está fazendo todos os esforços para fornecer o apoio necessário à família durante este momento difícil.
O que diz a polícia holandesa?
As autoridades da Holanda não forneceram detalhes sobre a investigação em curso. No entanto, a polícia comunicou à família que, após averiguar as circunstâncias, considerou a morte de Taiany como uma “fatalidade”, encerrando, assim, a investigação.
Questões não esclarecidas
Ainda há muitas perguntas sem resposta sobre as circunstâncias exatas da queda de Taiany. A falta de informações detalhadas sobre a investigação tem deixado a família em busca de mais esclarecimentos.
Por Lian Lucas / Jornalista Correspondente em Portugal