O passageiro da 99 agora vai poder negociar o valor da sua corrida com o motorista. Nesta terça-feira (7/11), chega a Belo Horizonte o 99Negocia, nova modalidade no aplicativo de transporte, similar ao serviço do InDrive, que permite que os usuários possam fazer uma oferta pela viagem.
“Às vezes, o passageiro está com voo marcado, atrasado, e prefere pagar um preço mais alto para conseguir um carro mais rapidamente. Ou o motorista está mais parado, quer voltar para casa e aceita uma corrida [direcionada] com valor mais baixo”, detalha Leonardo Japur, diretor de estratégia e novas categorias da 99.
Segundo Japur, o lançamento da novidade trata-se de uma estratégia de visão a longo prazo: oferecer modalidades que melhor atendem os usuários e, assim, crescer no mercado. “A 99 aposta muito na opção da flexibilidade. É um esforço constante que fazemos”, afirma.
O executivo explica que o 99Negocia não substituirá nenhuma outra categoria já disponível. Em outubro, a empresa lançou o 99Plus, que substituiu o Comfort e, por um custo mais elevado, oferece maior comodidade nas viagens para os passageiros, além de prometer até 40% mais de ganhos para os motoristas. Além disso, a empresa tem o 99Pop, 99Moto, 99Compartilha, 99Táxi, Táxi Comum e os serviços de entrega nas categorias carro e moto. “No app da 99 [para o motorista] será fácil ligar ou desligar a opção de receber chamada de qualquer categoria, de forma independente”, observa Japur.
Preço mínimo e máximo definirá limites na negociação
Para evitar casos extremos na utilização do 99Negocia, Japur explica que a plataforma vai determinar limites na negociação de preço. “O primeiro ponto de partida é que quando abre o app e coloca um destino, vai aparecer já o preço sugerido. O passageiro poderá mudar, mas se tiver baixo demais, o app vai sinalizar. Depois da chamada, o motorista pode rejeitar, aceitar ou fazer contraoferta. O valor máximo é o dobro do sugerido pelo passageiro”, detalha o diretor.
Segundo o executivo, a própria dinâmica do dia-a-dia vai calibrando bem as ofertas; estabelecendo valores sempre razoáveis. “Os passageiros vão aprendendo na prática. Se é muito baixa a oferta, os motoristas não aceitam. E se a contraoferta [dos parceiros] são altas demais, eles não rodam”, explica.
Para estimular o uso da novidade, nas primeiras quatro semanas, a 99 lançará uma taxa promocional de 0,99% em cima dos ganhos das corridas. “Depois vai para uma taxa mais equilibrada, mas que é abaixo do Pop. A taxa mais alta é de 11%”, explica. No 99Pop, esta tarifa gira em torno de 19,99% na semana.
Na 99, o ganho do motorista varia a cada corrida, de acordo com uma série de parâmetros calculados pelo algoritmo da plataforma, como distância percorrida, horário e balanço de oferta e demanda; uma série de variáveis. Mas a empresa informa o limite de 19,99% de taxa na semana, pagando a diferença em caso de cobranças mais elevadas.
Segundo Japur, em outras cidades a primeira reação dos parceiros da plataforma tem sido de desconfiança, mas com pouco tempo de uso eles aprendem a tirar melhor proveito da categoria. “Nem sempre vai ser interessante usar todos os dias; o dia inteiro. Na alta demanda podem tentar uma tarifa maior, para ganhar muito em poucas corridas. Tem que saber usar; ter cuidado. Não pode aceitar qualquer coisa. É preciso recusar tarifa baixa ou fazer contraoferta. No fim, saem com bons resultados. Na média, os motoristas estão ganhando mais que com o Pop”, conta.
Veja como vai funcionar a 99Negocia
Para solicitar uma corrida na nova categoria, o passageiro pode acessar normalmente o aplicativo e colocar o endereço de destino. O 99Negocia aparece entre as opções, já com preço sugerido. Cabe ao passageiro fazer uma oferta e esperar pelas contrapropostas dos motoristas. Se as partes não entrarem em acordo, é possível solicitar outro carro.
É importante destacar que, como os valores são negociados antes da corrida, nesta categoria o passageiro não poderá fazer mudanças de rota ou desvios no trajeto.
A novidade, que chega agora à capital do Estado, já está disponível em outros 800 municípios, como as cidades mineiras de Uberaba e Alfenas. O plano da empresa é lançá-la, até o final de novembro, em todas as mais de 3 mil localidades onde a marca está presente. O recurso deve chegar, em breve a Imperatriz (MA), Sete Lagoas (MG), Pelotas (RS), Cariri (CE), Anápolis (GO), Monte Carlo (SC), Petrolina (PE), Vitória da Conquista (BA), Pirassununga (SP), Apucarana (PR), São João da Boa Vista (SP), Barretos (SP) e Jaú (SP).
A plataforma tem, atualmente, 40 milhões de passageiros e cerca de 1 milhão de parceiros.
Da Redação Na Rua News