O leilão da BR-381, agendado para agosto, pode fazer a viagem entre Belo Horizonte e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, custar R$ 60,45. A previsão é da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), responsável por elaborar as regras para concessão da rodovia para a iniciativa privada. Atualmente, o motorista que faz este percurso não paga nada, o trecho está sob responsabilidade do governo federal e não tem cobrança de pedágio.
O edital estabelecendo todos os critérios da concorrência foi divulgado nesta sexta-feira (17/5). O documento prevê a criação de cinco “praças de pedágio” entre a capital e Governador Valadares. A previsão de maior valor será para o ponto de cobrança que deve ser instalado em Caeté, na região metropolitana, logo no início do trecho concedido.
Os outros pontos serão em João Monlevade, ainda na região metropolitana, em Jaguaraçu, Belo Oriente e Valadares, já no Vale do Aço, próximo ao entroncamento com a BR-116, no fim do trecho entregue à gestão da iniciativa privada. O valor em cada trecho varia de acordo com a distância e tipo de pista entre uma praça e outra.
O critério é o mesmo que foi utilizado para o leilão da BR-040 entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, na Zona da Mata, realizado em abril (11/4). Neste caso, o desconto final dado pela empresa vencedora foi de 11,21% no valor cobrado por quilômetro pedagiado, que no leilão estava estabelecido em R$ 17,71 para cada 100 quilômetros rodados.
No caso da BR-381, o valor por 100 km é de R$ 18,38, nos trechos de pista simples, e de R$ 25,73 nos locais em que a rodovia for duplicada, de acordo com a ANTT. Se o mesmo desconto alcançado no leilão da BR-040 se repetir para a concessão do trecho entre a capital e o Vale do Rio Doce, o valor final para a viagem pode ser de R$ 52,67, aproximadamente.
As normas estabelecidas pelo edital preveem que o pedágio pode começar no 2º ano de concessão, ou seja, a partir de 2026. No primeiro ano, o plano de concessão aprovado pelo governo federal prevê que a vencedora do leilão faça as intervenções mínimas para garantia da segurança dos usuários, como adequação de sinalização e recuperação de trechos deteriorados da rodovia.
As obras e expansão da rodovia, com ampliação da capacidade e criação de trechos duplicados devem começar entre o segundo e o oitavo ano após a assinatura do contrato entre o governo e a empresa vencedora. O tempo total de concessão é de 30 anos com um investimento de quase R$ 9 bilhões, segundo o Ministério dos Transportes.
Leilão
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou, nesta sexta-feira (17), o edital para concessão de 303,4 km da BR-381/MG, entre Belo Horizonte e Governador Valadares. O projeto será leiloado em 29 de agosto e prevê cerca de R$ 9 bilhões em investimentos. Os detalhes do certame foram divulgados no Diário Oficial da União.
Esta é a terceira vez que o governo tenta leiloar o trecho, que ficou conhecido como “rodovia da morte”, dado o alto índice de acidentes e óbitos registrados na estrada de traçado sinuoso e pistas predominantemente simples. Com o edital, a expectativa é atrair investidores interessados e concluir a duplicação de 27,8 km de obras remanescentes e outros 106,4 km de duplicações em novos trechos.
Da Redação Na Rua News