O Vaticano anunciou nesta segunda-feira (21) o falecimento do Papa Francisco, aos 88 anos de idade. A notícia foi divulgada por meio de um vídeo oficial da Igreja Católica.
Jorge Mario Bergoglio, conhecido mundialmente como Papa Francisco, liderou a Igreja Católica por quase 12 anos. Ele foi o 266º pontífice e entrou para a história como o primeiro papa latino-americano, além de ser o primeiro jesuíta a ocupar o cargo e o primeiro da era moderna a assumir o papado após a renúncia de seu antecessor.
Nascido em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, Argentina, Francisco foi escolhido papa em 13 de março de 2013, no segundo dia do conclave que sucedeu a saída de Bento XVI. Segundo relatos do próprio Bergoglio, ele não desejava ser escolhido para o posto.
Em fevereiro deste ano, o pontífice foi diagnosticado com bronquite, o que afetou sua capacidade de falar durante eventos religiosos. Ele chegou a pedir que auxiliares lessem seus sermões. No dia 14 de fevereiro, foi internado no Hospital Agostino Gemelli para exames e tratamento da doença. Apesar da internação, participou de algumas cerimônias religiosas de forma limitada. No domingo (16), chegou a se desculpar por não comparecer à tradicional oração dominical com os fiéis na Praça de São Pedro.
Já no dia 17, o Vaticano informou que ele apresentava um quadro de infecção polimicrobiana — uma condição causada por múltiplos agentes infecciosos, como vírus, bactérias ou fungos. No dia seguinte, a situação se agravou com o diagnóstico de pneumonia bilateral, uma forma mais severa da doença que compromete a respiração e a oxigenação do corpo.
Embora tenha recebido alta hospitalar, sua morte foi anunciada pouco depois da celebração da Páscoa.
Até o momento, o Vaticano não divulgou detalhes sobre o funeral. A Igreja deverá iniciar em breve o processo para escolha do novo papa.
Trajetória antes do papado
Francisco nasceu na capital argentina em uma família de imigrantes italianos que chegaram ao país em 1929. Antes de seguir a vida religiosa, formou-se como técnico em química e ingressou no seminário do bairro Villa Devoto. Em 1958, iniciou o noviciado na Companhia de Jesus, ordem religiosa fundada no século XVI.
Antes de ser eleito papa, Bergoglio era arcebispo de Buenos Aires. Conhecido por sua simplicidade, vida discreta e abertura ao diálogo, era respeitado por sua dedicação pastoral. Tinha também um lado apaixonado por tango e era torcedor do clube San Lorenzo.
#papa #papafrancisco #vaticano #snctvnews #sncnews #snctv #fundaçãohilanda #hilanda