Será em Ipatinga, sábado, 15 de junho, na Associação Esportiva e Recreativa Usipa, a terceira classificatória do Coopsportes 2024, torneio esportivo entre cooperativas promovido anualmente pelo Sistema Ocemg em Minas Gerais.
A competição, que este ano comemora duas décadas de realização, integra cooperados, cooperativistas e colaboradores em equipes que buscam suas vitórias em 13 modalidades esportivas: Futebol Society Masculino, Futsal Masculino, Vôlei Trio Feminino, Vôlei Trio Masculino, Peteca Feminino, Peteca Masculino, Queimada Feminino e as modalidades livres: Tênis de mesa, Truco, Xadrez, Dama, Buraco e Sinuca.
O torneio acontece em cinco seletivas – nas quais se classificam os dois primeiros colocados – e uma final. Além de Ipatinga, as classificatórias serão realizadas em Uberaba, no dia 29 de junho, e Belo Horizonte, no dia 31 de agosto. A capital mineira, que já abriu a temporada, em 13 de abril, dando palco à primeira seletiva, encerrará também a grande decisão, nos dias 21 e 22 de setembro.
O Coopsportes foi idealizado pelo Sistema Ocemg com o objetivo de promover a integração no cooperativismo por meio da prática do esporte. Além disso, tem o intuito de despertar o interesse da comunidade pela atividade esportiva e pelo modelo de negócios cooperativista.
“É um projeto que demonstra o viés de sustentabilidade e responsabilidade social que está na essência do cooperativismo. Por meio dele, incentivamos as cooperativas a estabelecerem metas coletivas, buscando a qualidade de vida e o bem-estar dos participantes e fomentando o trabalho em equipe e a colaboração.
Tudo isso sem esquecer de dar sua contribuição para o desenvolvimento econômico e social das comunidades”, diz o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato.
Até hoje, cerca de 600 cooperativas já participaram do Coopsportes, promovendo a integração de mais de 11 mil pessoas de 329 cidades mineiras. Esses municípios são diretamente beneficiados pelo programa: as inscrições das equipes acontecem mediante a doação de alimentos não perecíveis, que são entregues a instituições assistenciais locais. Até hoje, 21 toneladas de mantimentos já foram doadas.
Da Redação Na Rua News