O furacão Milton, que avança em direção à costa da Flórida com força devastadora, não representa apenas o risco de fortes ventos e chuvas intensas.
As inundações causadas pelo fenômeno natural colocam em alerta as autoridades norte-americanas, que alertam para o perigo de explosões em carros elétricos submersos em água salgada.
Água salgada e baterias não combinam
Incidentes semelhantes já foram registrados em furacões anteriores que atingiram os EUA, como Helene e Ian. A água salgada, ao entrar em contato com as baterias de íon-lítio dos veículos elétricos, pode causar curtos-circuitos e incêndios, mesmo dias após a inundação.
A reação química entre o sal e a bateria gera calor e gases inflamáveis, desencadeando uma reação em cadeia que pode resultar em explosões fortes.
Risco previsto e com recomendações
Diante desse risco, especialistas recomendam que os proprietários de veículos elétricos removam seus carros de áreas suscetíveis a inundações e os estacionem em locais seguros, longe de estruturas inflamáveis.
Além disso, fabricantes como a Tesla e autoridades recomendam manter o nível de carga das baterias abaixo de 30% e evitar recarregar o veículo antes de uma inspeção após a inundação.
Em resposta aos crescentes riscos, a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) dos Estados Unidos está propondo novas normas de segurança para baterias de veículos elétricos, visando reduzir o risco de incêndios, especialmente em regiões costeiras.
Da Redação Na Rua News