Cerca de 60 mil pessoas são esperadas na 26ª edição do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, que começa nesta sexta-feira (18) na cidade histórica mineira, localizada no Campo das Vertentes.
A expectativa dos organizadores, com base nos resultados do ano passado, é de que o evento gere impacto econômico de mais de R$ 64 milhões, sendo R$ 56 milhões na cadeia do turismo.
O valor total corresponde a 37% do Produto Interno Bruto (PIB) de Tiradentes, que, em 2020, foi de aproximadamente R$ 170 milhões, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“A realização do festival contribui de maneira considerável para o fortalecimento da economia local, impactando positivamente o PIB ao atrair investimentos, promover o desenvolvimento de negócios locais e impulsionar o setor turístico e cultural ao longo do ano. […] A geração de renda abrange diversos setores, como hospedagem, alimentação, transporte, comércio de produtos locais, artesanato e atividades culturais relacionadas”, afirmou o secretário municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer de Tiradentes, Sérvulo Mathias Filho.
Em dez dias, o festival terá mais de 200 atrações gastronômicas e culturais, concentradas em três espaços: Praça da Rodoviária, Santíssimo Resort e Largo das Forras.
Nesses locais, ficam os estandes de restaurantes, cozinhas ao vivo, a Mercearia Fartura, com produtores de origem, e o espaço Brasa e Lenha, onde são feitos assados na brasa. Nos três pontos, também serão realizadas aulas e degustações, além de apresentações musicais.

Mais de 40 restaurantes participam da programação oficial, incluindo oito de Tiradentes. Entre os chefs com presença confirmada, estão Mara Salles, Dani Martins, Morena Leite, Ieda de Matos, Flávia Quaresma, Roberta Sudbrack, Bruna Martins, Caetano Sobrinho, Carol Fadel, Marcelo Haddad, Cristiano Seabra, Marina Lopes e Pedro Barbosa.
Da Redação Na Rua News