O sistema de produção agroecológica tem beneficiado os agricultores do Assentamento Vale do Guará, em Vargem Grande do Rio Pardo, no Norte de Minas. Entre as vantagens, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) destaca mais qualidade na produção de alimentos e aumento da renda familiar.
A agricultura de base agroecológica é voltada para a construção de sistemas produtivos sustentáveis, com manejo adequado dos agroecossistemas e da biodiversidade. Segundo o extensionista da Emater-MG, Wander Silva Viana, os moradores do assentamento começaram a receber assistência técnica da empresa em 2009. Desde então os trabalhos para o desenvolvimento da agricultura e da qualidade de vida não param. Uma dessas ações foi a implantação da produção agroecológica.
‘A atividade tem sido benéfica, principalmente, porque essa região é de baixa pluviosidade. Agora eles cultivam vários produtos, entre verduras e legumes. Além disso, [o sistema agroecológico] apresenta baixo custo para implantação e manutenção, uso eficiente dos recursos naturais e proporciona geração de emprego e renda aos moradores‘, explica Viana.
Cerca de 17 famílias aplicam a agroecologia no cultivo de hortaliças, mandioca e feijão. A produtora, Nely Soares Santos, contou que no assentamento são produzidos mensalmente mais de 2.000 quilos de hortaliças.
Da Redação Na Rua News